Depois de tudo organizado, passagens compradas, carro alugado, GPS Ok, cada um já tinha sua tarefa definida, lá fomos nós!!!
Praia de Jauá
Recepção calorosa <3
Lugar tranquilo, formado em sua maioria por casas de veraneio, está localizada no litoral Norte da Bahia, a cerca de 25Km de Salvador.
Existem opções de pousadas, restaurantes, mercados e casas de temporada.
O nome Jauá vem de um tipo de papagaio, tipico da região!!!
Para chegar em Jauá, utilize a Estrada do Coco, que liga Lauro de Freitas às praias do Litoral Norte da Bahia, terminando na divisa com Sergipe.
É uma praia ótima para relaxar e aproveitar com a família!
Praia do forte
Dando continuidade à Estrada do Coco, passamos por praias mais tranquilas, mas nosso interesse era o Projeto Tamar, na Praia do Forte.
Partindo da praia de Jauá, são cerca de 45 Km até a Praia do Forte e 70 Km de Salvador
Projeto Tamar
Em uma área cedida pela Marinha, possui em seu entorno o Farol Garcia D’Ávila e é um dos museus mais visitados do Brasil, recebendo mais de 600 mil visitantes/ano.
São vários tanques para observar exemplares da fauna marinha, conhecer o projeto, assistir videos e atividades interativas. Fique atento aos horários em que eles alimentam as tartarugas e tubarões!
Visite do farol, caminhe pela praia e conheça esse projeto maravilhoso!
Caretas da Praia do Forte
É considerada uma das mais importantes manifestações da Praia do Forte e conta a lenda que surgiu na época da escravidão, quando os escravos eram autorizados a se expressar culturalmente, mais precisamente, no Carnaval. Esta era a oportunidade de cultuar seus deuses e divindades, além de assustar os filhos dos senhores de engenho, que residiam na Casa Torre (Farol Garcia D’Ávila).
E até hoje, de acordo com a tradição, utilizam máscaras e fazem movimentos de ataque… as crianças morrem de medo!!!
Farol Garcia D’Ávila
Visite a exposição permanente´”Iluminando Memórias”, que têm o propósito de resgatar a história dos faróis e destacar a importância de sua preservação para o país e para o meio ambiente.
Infra-estrutura
Deu aquela vontade de ir ao banheiro? Procure a primeira concha e divirta-se… sim, a primeira concha! 🙂
Se sentir fome e quiser almoçar com uma bela vista para o mar, aproveite!
Informações
Projeto Tamar
Av. Farol Garcia D’Ávila, s/n
Tel: (71) 3676-0321/ 98127-2010
Fax (71) 3676-1067
E-mail: centrodevisitantes@tamar.org.br
Aberto diariamente, das 08:30 às 17:30
- Valor da entrada: R$ 24,00
- Gratuidade para membros da comunidade da Praia do Forte mediante comprovante de residência em seu próprio nome. A gratuidade não se estende a parentes que não moram na Praia do Forte.
Estacionamento: R$ 20 a diária
Hospedagem
- Nós ficamos hospedados na casa da família da minha cunhada em Jauá, por isso fizemos um bate e volta na Praia do Forte, mas existem opções de pousadas no Booking.com e apartamentos no Airbnb.
- Os valores variam de acordo com a temporada e quantidade de dias que desejam ficar.
Clique aqui e saiba como nos organizamos antes de viajar!!
Boa viagem!!!
Se você compra um pacote indicado no blog, ou através do buscador Hurb, ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉