Saí da teoria e comecei a inserir no meu dia a dia práticas que facilitam a minha vida!
E aí, aceita o desafio?
Use saquinhos de pano, para levar ao mercado, junto com a sacola reutilizável
Muitos mercados pesam o produto no caixa, no momento de pagar a compra, então, é um bom motivo para incluir o saquinho de pano na sua ida ao mercado.
Use restos de comida para fazer adubo para as plantas
Uma prática que agora é mais que normal aqui em casa, é deixar o liquidificador preparado, para bater as cascas que não uso enquanto cozinho. Bato todas com um pouco de água, exceto as de frutas cítricas e faço um adubo com o que tenho!
Ganhe pontos com um programa de fidelidade ambiental
Quer um incentivo pra separar seu lixo reciclável?
Molécoola é um programa em que você recicla, ganha pontos e troca por serviços!
É uma ótima idéia para quem quer um incentivo para começar a reciclar em casa.
Você baixa o aplicativo, se cadastra e ao informar o CPF, vai juntando pontos por cada tipo de embalagem que levar!
O único pedido é que as embalagens sejam lavadas antes. Mas, use água reaproveitada da máquina de lavar roupas ou como puder reutilizar!
Ajude um catador recicláveis próximo a você
Se não há um ponto de troca Molécoola perto de você, não desista de separar seus recicláveis!
Talvez você já tenha visto algum catador de recicláveis na sua rua. Que tal separar o lixo e deixar na porta de casa com um bilhete ou aviso?
Dessa forma, contribuímos para que ninguém precise entrar em contato com lixo orgânico, para encontrar materiais recicláveis e o lixo vai para o local correto.
Regue as plantas com a água dos legumes
Já pensou em fornecer nutrientes para suas plantas, através da água que usou para cozinhar os legumes?
Se você não colocar sal na água, pode usá-la esperando esfriar e regando as plantas.
Dessa forma, você fornece micronutrientes para as plantas!! 😉
O resultado dessas práticas
Por causa da pandemia, o posto de coleta da Molécoola mais próximo de casa fechou, então, numa caminhada pelo bairro, descobrimos uma carroça e começamos a levar os nossos recicláveis até ela. Conseguimos o contato da dona da carroça, uma senhora de 64 anos, que nos contou que as pessoas estavam colocando os recicláveis na carroça e que ela só saía para coletar, quando ninguém tinha levado nada. Conclusão: entendemos que seria bom para que ela não precisasse sair e procurar recicláveis. Não nos custa nada separar e levar até ela!
Percebemos que o lixo orgânico se reduziu a 1 sacola por mês e tivemos noção da quantidade de lixo reciclável que produzimos!
Os sacos de pano para usar no mercado, são uma pequena parte do processo, porém não menos importante, pois nos torna mais ativos e preocupados em melhorar outras coisas!
Usar as cascas de frutas e a água dos legumes para nutrir as plantas, é um processo divertido, pois é muito bom ter um jardim bonito e saudável!
Existem muitos pontos a melhorar, mas a idéia é não tornar a trajetória cheia de cobranças e sim, algo natural, com práticas que nos tornam pessoas mais conscientes e colaborativas!
O que mais você faz na sua casa?
Conta pra gente!?]
Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉