Já pensou em se presentear com um passeio?
Quando penso em presente, penso também em experiência, sensações e um dia pra lembrar e dizer: poxa, que dia legal !!! 🙂 😛 😉
Você conhece uma nova cidade, pessoas e aprende um pouco mais sobre a história do seu país!
É enriquecedor …
Todo ano, quando estou prestes a comemorar mais uma primavera 🙂 planejo e me presenteio com um passeio pra sair da rotina. Pego a mamis e digo que o presente é mais dela que meu, já que mamis é mamis né gente! 😛
Enfim… sempre quis conhecer o Museu do Café em Santos e fazer o tour de Bondinho pela cidade, mas Santos me presenteou com muito mais que isso…
Let’s Go!
Pegamos um ônibus na rodoviária do Jabaquara, em São Paulo, e fomos diretamente para a rodoviária de Santos, que fica pertinho do Museu do Café.
São 500m de distância, aproximadamente 7 min de caminhada…
Entre um atrativo e outro, não há muita distância, dá uma olhada:
Museu do Café
Atualmente, funciona como museu do café, mas antigamente era o prédio da Bolsa Oficial do Café, que foi extinta em 1986.
Ali eram feitas as transações de café da época, que aconteciam diariamente e até recebiam um certificado de qualidade.
Para se transformar no museu que é hoje, o prédio precisou passar pela restauração que deu inicio em 1997.
Exposição de longa duração
O café conta a história do nosso país e, através da exposição de longa duração, é possível compreender a importância deste grão, que não é apenas um produto, mas, um patrimônio de identidade nacional.
Nela, você acompanha a série de processos, desde a planta à xícara!
O que mais me encantou nesta parte do museu, foi o cofre, que contém informações sobre o comércio e produtos derivados do café.
Alguns itens do cofre:
No piso superior, você pode acompanhar a exposição, com itens utilizados no consumo do café, desde a antiguidade até hoje.
Vitral
“A visão de Anhanguera“, do artista Benedicto Calixto, localizado no teto do grande salão da antiga Bolsa do Café, é encantador e, você pode explorá-lo por partes no piso superior do museu e até “entrar” no vitral.
De acordo com textos encontrados na própria exposição:
“Para caracterizar o Brasil imperial Calisto escolheu a agricultura, principalmente a cultura cafeeira na frente de uma propriedade rural a figura central representando a lavoura chama os homens ao trabalho e mostre as recompensas que a Terra tem oferecer.”
Vale a pena conferir cada detalhe e se deliciar com a história do Brasil, pela perspectiva do café, levando em conta a planta, a xícara e as mudanças que nosso país passou, através deste grão que é mais que um produto, é a nossa identidade!
Restaurante Estação Bistrô
Localizado no prédio da antiga Estação do Valongo, prédio da primeira ferrovia paulista, onde atualmente é a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o Restaurante Bistrô mistura charme e deliciosos pratos.
O projeto é derivado de uma parceria entre a Universidade Católica de Santos e a Prefeitura de Santos para inclusão de jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Todos os dias, são oferecidas três opções de pratos, elaboradas pelos alunos do restaurante-escola.
O telhado do prédio inclinação para escoamento da neve, assim como os da Europa e os leões representam o poder do império britânico.
Em frente ao restaurante, sai o bondinho… 🙂
Bondinho
Em frente à antiga Estação Valongo, ao lado do Museu Pelé, de hora em hora, o bondinho sai carregado de história e de encantos que o centro histórico de Santos trás.
Cada um que entra no bondinho, tem a oportunidade de fazer uma viagem pela história…
São 5Km pelo centro de Santos, dentro dos elétricos do séculos 19 e 20, percorridos em 40 minutos e 1 parada para embarque e desembarque.
Tivemos a oportunidade de viajar no bonde fechado 40, mas existem outros tipos de bondes, que deram a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.
O bondinho fechado 40, conhecido como o “bonde camarão“, é de mecânica original escocesa, de 1911.
Tem capacidade para 28 pessoas e é chamado “camarão”, por sua carroceria fechada e cor avermelhada.
Pode alcançar 50Km por hora! 😀
Ingresso: R$7,00
HORÁRIO
Terça a Sexta: das 11h à 17h (saídas a cada hora cheia)
Sábado: 10h30 às 17h (saídas a cada meia cheia)
Domingos e feriados: das 11h à 17h (saídas a cada hora cheia)
Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre nº 2, Valongo – Centro HistóricoDisk Tour 0800-173887
Museu Pelé – Santos
Instalado nos antigos casarões do Valongo (reconstruído), a exposição nos mostra uma perspectiva diferente da mostrada em Três Corações/MG. Seu acervo conta de forma detalhada a trajetória profissional do Rei Pelé, através de vídeos e possibilidade de interação com a exposição.
Caso não tenha visto a publicação sobre a Terra do Rei Pelé, clique aqui.
HORÁRIO
Terça a Domingo: das 10h à 17h
Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre nº 1 – Valongo (Centro Histórico)
Telefone: (55 13) 3233-9670
Melhores ofertas de hotéis para se hospedar em Santos/SP
Booking.comMais informações
Os ônibus com direção a Santos, que saem do terminal Jabaquara custam R$ 26,65 pela viação Cometa.
Para consultar horários, clique aqui!
Boa viagem!
Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉