O Pico do Jaraguá, localizado no Parque Estadual que recebe o mesmo nome, é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude e proporciona ao visitante, uma espetacular vista da cidade (que alcança até 55 quilômetros). O nome Jaraguá significa “Senhor dos Vales” e vem do tupi.
A área do parque compreende 4.920.000 m², tem biomas de Mata Atlântica e Campo de Altitude.
No cume, estão localizadas antenas de TV e transmissores de rádio, de empresas privadas.
HISTÓRIA
O local onde hoje é o parque, era cenário de guerras entre bandeirantes e índios e foi muito explorado, pela grande quantidade de ouro que possuía.
No século XIX, após o fim da mineração, por não haver mais recursos, o pico tornou-se ponto de referência, “um marco dos viajantes”, segundo o Missionário Daniel Kidder, pois ali, poderiam avistar e calcular a distância até a cidade de São Paulo.
O Pico do Jaraguá tornou-se ponto turístico em 1946 e somente em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, dando acesso à parte histórica do local: como o casarão do bandeirante Afonso Sardinha (mais antigo habitante do lugar).
O parque foi tombado em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) e em 1994 como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.
A TRILHA
Para quem optar ir ao Pico através da trilha do Pai Zé, serão 2km de muita subida, mas durante todo o caminho, será recompensado, por estar na natureza e poderá se surpreender com a presença de saguis.
A estimativa é de que se faça o trajeto em 1 hora, mas vai depender muito do ritmo e preparo físico de cada pessoa.
Não se preocupe com o tempo!
Vá no seu ritmo, curta a paisagem, controle a respiração e observe a natureza, afinal, isso não tem preço!
No meu caso, como tenho problemas respiratórios, fiz o trajeto no meu tempo, controlando a respiração e fazendo pequenas pausas para recuperar o fôlego. O segredo foi controlar a respiração, para depois da trilha, ainda subir os 242 degraus até o pico!
DICAS
- Leve seu próprio lanche e garrafa d’água, para não ser surpreendido durante o trajeto e quando chegar ao final da trilha, estará com fome.
- Um bom calçado também fará toda diferença!
- Use protetor solar e repelente.
- Utilize uma mochila leve.
- Por ser um dos locais de maior incidência de raios na cidade de São Paulo, evite ir se houver possibilidade de tempestade.
COMO CHEGAR
De carro: pela Estrada Turística do Jaraguá, que tem início no km 18 da rodovia Anhanguera.
De transporte público: pegue o trem na estação da Luz, sentido Francisco Morato (Linha 7 Rubi da CPTM), desça na estação Vila Clarice, onde existem opções de ônibus que te deixam na porta do Parque Estadual do Jaraguá.
- 8040 – Lapa – Sol Nascente.
- 8047 – Lapa- Jaraguá
- 8696 – Praça Ramos – Jaraguá
INFRAESTRUTURA
- Posto de informação ao turista
- Banheiros
- Área para piquenique
- Churrasqueiras
- Auditório
- Playground
- Lago
- Casarão Afonso Sardinha
- Trilhas: Pai Zé (acesso ao Pico), Bica e do Silêncio (adaptada para portadores de deficiência).
Mais informações
Pico do Jaraguá e Parque Estadual do Jaraguá
End.: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h (o encerramento é estendido até às 18h no horário de verão.)
Tel.: (11) 3945-4532.
http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/
Se você compra algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉