Antes de pensar no que fazer, quando nos deparamos com uma planta doente, precisamos identificar o que a está deixando assim!
Quando comecei a plantar em casa, me deparei com fungos, pulgões e cochinilhas e mal sabia o que eram.
Por isso, quero compartilhar com vocês!
Pulgões
Os pulgões são pequenos insetos, capazes de sugar a seiva da planta, deixando-a fraca, inoculando toxinas e transmitindo viroses.
Um dos alertas da presença dos pulgões, é a presença de formigas, pois elas são atraídas pelo que os pulgões secretam, por ser açucarado.
As formigas defendem os pulgões, protegendo-os da presença de inimigos naturais e servem como transporte para outras plantas.
Cochonilhas
Você reconhece a cochonilha, quando, na sua planta encontra um amontoado esbranquiçado, seja no caule, nas folhas, brotos ou veios.
Além de sugar a seiva das plantas, liberam um óleo, deixando-a encerada e suscetível ao ataque de fungos.
Apesar de causarem danos às plantas, a cochonilha é utilizada como corante no ramo alimentício, pela produção de ácido carmínico, que é extraído do corpo e dos ovos.
Fungos
Seu aparecimento, está ligado ao ambiente propício para o seu desenvolvimento, como acesso a água, luz e matéria orgânica.
Fungo cinza: germina quando a temperatura está entre 13 e 21 graus. O frio é propicio para seu desenvolvimento.
Oídio: ambientes úmidos e com pouca iluminação, são propícios e podem ser transportados pelo ar, nossas roupas e animais. É reconhecido por uma espécie de pó branco nas plantas.
Saiba como prevenir ou lidar com pulgões, cochonilhas e fungos, clicando aqui!
Bom plantio!
Fonte
Fungos nas plantas: veja como surgem e como prevenir, Green Power. Acesso em: 27/07/2020.
Quem é esse tal pulgão, Revista Cultivar. Acesso em: 27/07/2020.
Cochonilha: como evitar e combater, HM Floricultura. Acesso em: 27/07/2020.
Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉