Se você chegou aqui a pouco tempo, talvez não faça ideia de quem está por trás dos textos, imagens e vídeos do blog, não é mesmo? Então, sugiro que você conheça a história por trás do blog Rotas e Caminhos.
Calma, eu vou me apresentar! 🙂
Antes de dizer o meu nome, vou contar para vocês como o Rotas e Caminhos surgiu e vocês vão entender que há mais de um nome envolvido nessa história, talvez, identifique o seu aqui também.
Desde pequena, ouvia meu avô contar muitas e muitas histórias sobre suas experiências “brasilzão” a fora, com tantos detalhes, cultura, curiosidades e um brilho tão lindo no olhar, que eu fui me interessando e até mesmo os trabalhos da escola rendiam pesquisas de como eu faria para ir àquele lugar. Otimizando o tempo né gente … rs
Meu avô, me deixou um legado: continuar contando histórias e principalmente, valorizando o nosso pais. Levei e levo muito a sério essa missão!
Aos 15 anos, com apoio da minha mãe (ela sempre me apoiou e me apoia até hoje), iniciei o curso Tecnólogo em Turismo na escola Microlins, aprendi com a professora Daniela os maiores desafios ao juntar um bando de adolescentes, incentivá-los a fazer um trabalho responsável e ao mesmo tempo encantador, nos mostrando cultura, técnica e o que era esse tal mundo do turismo.
Desde aquela época, eu já organizava eventos familiares e criava roteiros, mas foi na faculdade, que me dediquei à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do turismo.
Em 2009 o blog surgiu com outro nome, outra roupagem, mas a ideia era a mesma: incentivar e contribuir para que mais pessoas viajassem pelo Brasil e para outros países também.
Trabalhei por 13 anos em uma multinacional do ramo de turismo, a qual já ouvia falar desde a faculdade e tive a oportunidade de conhecer vários estados e países, trabalhar com pessoas de outras culturas, entender que não era somente o gosto musical que era diferente, mas a forma de pensar também.
Aprendi muito profissionalmente e culturalmente.
Em todo esse tempo, recebia muitas mensagens de amigos que queriam dicas de roteiros, principalmente românticos e a história mais legal, foi de um rapaz que me pediu ajuda para montar um roteiro para fazer um pedido de namoro. Nós ficávamos horas conversando e pensando na melhor forma de fazer a surpresa para ela, sem que ela desconfiasse e acreditem: até hoje eles estão casados!
Já trabalhei em eventos de turismo, como o 1º Salão do Turismo (em 2005), criei roteiros para viajar com a família (eles sempre embarcam nas aventuras comigo), com direito a camiseta personalizada para a viagem; participei das reuniões para a roteirização turística de Parelheiros/SP; fiz excursão para os amigos e foi um sucesso. Foi aí que descobri que registrar tudo isso no blog me ajudava a alcançar mais pessoas, incentivando através das minhas narrativas e consultoria de viagem. Tudo foi ficando mais claro com o passar do tempo.
No ano de 2012 o blog recebeu mais um integrante, a pessoa que o trouxe a outro patamar tecnológico. É a pessoa que está comigo em todos os roteiros, fotografa, me ajuda a focar nas metas e me incentiva a continuar contando histórias.
Em 2017 concluí o MBA em Marketing e ali foram surgindo ideias de como unir o Turismo e o Marketing.
Por algum tempo o blog não foi alimentado e as histórias foram se perdendo, mas em 2018 voltamos com força total!
Como disse, muitos nomes fazem parte dessa história e após 13 anos de existência, ao citá-los, com certeza esqueceria muitas pessoas, mas o mais importante é a troca que temos, as histórias criadas a partir de sonhos ou desejos de conhecer lugares e pessoas.
Esse é um breve resumo de como nasceu o Rotas e Caminhos e se você quer escrever a sua história conosco, nos mande uma mensagem!
O que encontrar no blog?
Além de roteiros de experiências vividas, você encontra as principais notícias sobre turismo, roteiros de trem, roteiros perto de São Paulo, trilhas e parques, eventos, museus, formas de contribuir com a comunidade através do turismo e também pode solicitar a consultoria de viagem.
Acervo de fotos
Algumas fotos estão sem qualidade, por serem “foto da foto” (aí vocês conseguem perceber o valor da antiguidade 🙂 ), mas representam cada momento da trajetória do blog.
O encantamento
Foi aos 14 anos, quando fiz uma viagem com a escola, que conheci uma guia de turismo e me apaixonei pelo trabalho dela, a forma como contava histórias sobre a cidade, arquitetura, curiosidades e principalmente como lidava com as pessoas… me lembrou meu avô e foi ali que decidi que estudaria turismo.
Nesta mesma época, minha mãe me matriculou no curso técnico em turismo, mas infelizmente não tenho fotos.
Faculdade
O período da faculdade foi extremamente importante, para que eu pudesse formar a minha opinião sobre o que realmente é o turismo no Brasil, saindo da inocência de que tudo era perfeito, comecei a enxergá-lo como uma forma de desenvolvimento local, através de oportunidades de emprego e melhoria na infra estrutura para a comunidade.
Projeto em Parelheiros
Conforme o tempo ia passando, ia me envolvendo mais e mais com os projetos, histórias e tinha que compartilhar tudo isso com as pessoas, mas ainda não sabia como.
Sempre gostei de fotografia e ia registrando os lugares que via, assim como nas fotos abaixo, que fazem parte do meu acervo pessoal.
A história continua, afinal, são muitas Rotas e Caminhos!
Obrigada por estar aqui conosco para escrevermos essa história juntos (as)!
Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉