Após conhecer a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros, te convidamos a conhecer o Parque Casa Modernista. Mas afinal, por qual motivo ela é a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil?
Projetada em 1927 e construída no ano de 1928 pelo arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik, a Casa Modernista é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil, projetada para ser residência do arquiteto, recém-casado com Mina Klabin, filha de um grande industrial da elite paulistana. A casa gerou tanto impacto entre os intelectuais, por ser uma construção diferente para a época que, para conseguir a autorização da prefeitura, alegaram uma fachada ornamentada, o que a casa não teve ao final de sua construção, por motivo de falta de verba, mas este era seu plano inicial.
Em 1935 a casa passa por uma reforma, para se adequar à família que crescia, mudando a entrada para a lateral, a ampliação da cozinha, novo terraço que circunda o quarto da esposa, entre outras modificações.
A família reside ali até meados dos anos 70, quando decide vendê-la e em 1983 uma construtora entra em cena, com o interesse de construir um condomínio residencial que receberia o nome de “Palais Versailles” combatido imediatamente pela população local, que cria a “Associação Pró-Parque Modernista”, se mobilizando pela defesa da casa e de sua área verde.
Em 1984, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) tomba o conjunto.
Em 1994, é dada a sentença, na qual o Estado é obrigado a indenizar o proprietário e a comprar o imóvel – situação que não reverteu o processo de deterioração, devido à falta de política de ocupação e conservação do imóvel, sendo este objeto de furtos e invasões frequentes, mas somente em 2000 são realizados projetos e obras para a recuperação do imóvel.
Em dezembro de 2011 foi contratado o projeto executivo para o restauro e adequação da casa e edículas.
Atualmente, a casa está aberta para visitação, bem como as dependências do parque.
A casa
O Parque
O jardim, criado por Mina Klabin, inicialmente com plantas tropicais e durante a segunda guerra mundial recebeu um bosque de eucaliptos plantados por ela rente ao muro de divisa frontal com o hospital nipo-brasileiro que estava em construção. Sua intenção era resguardar a família, pois judeus e japoneses estavam em lados opostos na guerra.
Logo após atravessar o portão de entrada do parque, ao lado direito há um ponto onde há informações sobre a história do arquiteto, os primeiros anos do modernismo brasileiro no Brasil e a Semana de Arte Moderna de 1922.
Exposição
Como chegar
Endereço: R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana
Clique aqui e veja o roteiro completo.
Melhores ofertas de hotéis para se hospedar em São Paulo
Booking.comSe você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉