É muito legal quando realizamos uma viagem, pois podemos entrar em contato com outra cultura, conhecer pessoas, contemplar belas paisagens e desfrutar bons momentos! Dentro do nosso país, temos a riqueza natural e diversidade cultural, que atraem turistas do Mundo todo, mas infelizmente a riqueza (R$) não é bem distribuída entre todos. Nós como turistas podemos ser conscientes e existem inúmeras as atitudes que podemos ter para apoiar os destinos turísticos e pessoas que vivem dessa atividade. Abaixo eu listei apenas 5 atitudes para apoiar a economia de um destino turístico, pra você se inspirar e me contar também quais outras atitudes colaborativas podemos ter.
1) Planeje o seu roteiro com um profissional de turismo;
Parece bobagem, mas não é! Quando você planeja a viagem, consegue as melhores oportunidades, economiza e dá pra pensar até em conhecer outros lugares ou aumentar o a permanência no local. 🙂 O profissional de turismo te ajuda a organizar os detalhes, te dá dicas sobre melhores épocas para ir, te orienta sobre vestuário, alimentação, transporte… além dos contatos e parcerias.
Essa pessoa com certeza sabe direitinho aonde buscar a melhor oportunidade para você!
2) Opte por agência ou guia local;
Ao realizar algum passeio, opte por agência ou guia local, desta forma, também valoriza o trabalho dos profissionais locais;
Os guias locais estão ali de braços abertos para te mostrar o que há de melhor na localidade, seja um ponto histórico, uma vista privilegiada ou o lugar mais badalado. Ele (a) estará pronto (a) para te ajudar de acordo com o seu perfil e necessidade e também ajudam a aproveitar melhor o tempo entre um atrativo e outro.
3) Procure acomodações menores como pousadas, campings e pequenos hotéis;
Além dos resorts e grandes hotéis, procure acomodações menores como pousadas, campings e pequenos hotéis, pois os pequenos oferecem um charme, sensação de atendimento personalizado e aquele aconchego!
Você costuma ficar em pousadas e campings?
4) Compre artesanatos;
Compre artesanatos, pois além de levar uma lembrança, ajuda a desenvolver a economia local;
Os artesãos e artesãs estão sempre criando tudo com muito carinho para que você leve essa recordação para casa, valorize esse trabalho tão lindo e único!
Se gostou de um artesanato, saiba que você não encontrará igual em nenhum outro lugar! #ficaadica
5) Escolha itens sustentáveis para compor sua mala
Já falei sobre isso no blog e vale a pena conferir as sugestões que dou clicando aqui, para você equipar a sua mala com produtos que fazem bem para a sua saúde e o meio ambiente! Assim, você também contribui para que o destino turístico seja sempre bem cuidado e preservado! Parece pouco, mas se cada um faz um pouquinho, se transforma num montão! 😉
Você já pratica alguma dessas ou outras atitudes parecidas? Me conte nos comentários 😉
Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉