5 dicas para planejar sua viagem e evitar cair em fraudes

Com a vacinação avançando, a retomada do turismo vem se tornando cada vez mais possível e segura, com isso, as pessoas estão ansiosas para retomar planos de viajar e é aí que precisam tomar mais cuidado ainda, pois golpistas estão se aproveitando deste momento, para se passar por empresas que realmente existem, criando perfis fake no Instagram e aplicando golpes. Nessa publicação, vamos ver 5 dicas para planejar sua viagem e evitar cair em fraudes.

Parece um trabalho de detetive, mas vai te poupar a dor de cabeça e no bolso de cair no golpe.
As dicas não isentam o risco, mas com certeza nos faz diminuí-lo 😉

Vamos lá!

1) Pesquise sobre o estabelecimento em sites e redes sociais

Hoje em dia o Instagram nos influencia muito em nossas escolhas, com fotos e vídeos, conheça o perfil, veja se tem muitos seguidores, pesquise o site que a empresa coloca na bio e consiga informações sobre o local.

2) Procure saber o que as pessoas estão falando sobre o local ou serviço

Os sites que eu mais utilizo para saber a opinião das pessoas e ver fotos são: TripAdvisor, Google, Booking.com e vejo também se tem alguma reclamação no Reclame Aqui.

3) Pesquise sobre o estabelecimentos no Cadastur

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, formalizando e legalizando estes prestadores de serviços junto ao ministério do turismo.

Isso quer dizer que através do Cadastur, você pode confirmar se os dados obtidos nas redes sociais são verdadeiros e pode entrar em contato com o estabelecimento através dos contatos obtidos no Cadastur.

Agora que você já tem algumas informações importantes sobre o estabelecimento ou serviço, vá ao site do Cadastur (o link está no final desta publicação) e siga os passos abaixo após clicar em “Sou Turista”:


Informe os dados da empresa que quer pesquisar:


Eu fiz uma busca por meios de hospedagem em Aiuruoca/MG, como exemplo, e vieram vários estabelecimentos, Tem uma lupa na frente do nome do estabelecimento, é só clicar nela e ver os dados.

4) Nenhum estabelecimento pede seus dados para participação de sorteios

Se você segue algum perfil de um estabelecimento ou prestador de serviços no Instagram, saiba muitos golpistas estão enviando mensagens aos seguidores, pedindo dados para participação de sorteio. Desconfie e nunca forneça dados pessoais.

5) Cuidado com perfis fake

Durante a pandemia, surgiram muitos casos de perfis fake se passando por pousadas e estabelecimentos muito conhecidos, para se aproveitar dos seguidores, oferecendo prêmios, sorteios de diárias, etc e conseguir os dados dessas pessoas.

Como exemplo, criaram o perfil fake de uma pousada que gosto muito e me enviaram mensagens pedindo meus dados para participar de um sorteio.

Percebi que haviam mudado as duas letras finais do nome da pousada e haviam colocado “underline” no final. A mudança é quase imperceptível, para que a pessoa acredite estar falando com o perfil verdadeiro.

Rapidamente avisei a pousada e também denunciei o perfil falso.

A pousada preocupada com a segurança dos clientes/seguidores, publicou o aviso no próprio perfil, avisando sobre essa ação mentirosa que estavam fazendo.

Se acontecer isso com você, não forneça nenhum dado, tire print, denuncie o perfil fake e avise o perfil verdadeiro sobre o ocorrido.

O Fantástico recentemente abordou este assunto, veja a matéria Clicando Aqui!

Site do Cadastur: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar#capaInicio

Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉

Compartilhe 🙂

Shares