Trem do Vinho/RS

Como tudo começou

Esse passeio, começa no Sul do Brasil… <3

O destino foi Gramado/RS e este passeio estava no roteiro !! Não dava pra estar tão perto e deixar de ir 🙂

Fiquei hospedada por 7 dias em Gramado e o passeio foi contratado por uma agência local (contatos no final)

A van passou na pousada por volta de 6:50h e chegamos em Bento Gonçalves às 9h.

O passeio

Chegamos em Bento Gonçalves às 9h da manhã e aconselho: preparem um lanche no dia anterior, pois ao chegar em Bento, é tudo muiiiito rápido… já te entregam o ingresso do trem e uma taça, aí começa a degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes, ao som de músicas gaúchas e italianas, muito animadas! A empolgação é grande… te garanto!!

O tempo de duração do passeio de trem é de 1:30h, com coral italiano, tarantela (veja os vídeos no Instagram), apresentações de música gaúcha e bela paisagem. Entretenimento, não falta!!!

Vídeos

Tarantela

Locomotiva

Destaques sobre o Trem do Vinho

Estação Bento Gonçalves
Estação Garibaldi

Após o passeio de trem, conhecemos também, as vinícolas Garibaldi e Aurora <3, (estava incluso no pacote que compramos da agência Benvenuto em Gramado).

Pipas de vinho na vinícola Aurora
Vinícola Aurora
Pipas de Carvalho na Vinícola Aurora
Vinícola Aurora
Vinícola Garibaldi

Mastera na Vinícola Garibaldi

História

Paisagem durante o trajeto do Trem do Vinho

Localizada no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, o Trem do Vinho ou Maria Fumaça, percorrem 23Km entre Bento Gonçalves-Garibaldi-Carlos Barbosa, mas nem sempre foi assim … antes, o passeio se estendia até Jaboticaba, mas em 1993, após a empresa Giordani retomar a operação, este trecho foi desativado.

Diferente dos passeios de trem anteriores, que estavam ligados à cultura cafeeira, o Trem do Vinho, como o nome já diz, está ligado ao escoamento da produção de vinho e demais produtos locais.

A ferrovia foi construída em 1909 e foi finalizada em 1919, transportando passageiros até a década de 70 e cargas até a década de 90.

Locomotivas

Locomotiva Mikado 156
Locomotiva 156 na Estação de Garibaldi

Ahhh … essa parte me encanta!! Para quem ainda não sabe a diferença entre carro e vagão, vale a pena conferir, antes de continuar: Clique aqui 🙂

São 3 exemplares, das poucas locomotivas espalhadas pelo Brasil. Uma delas está  em exposição no pátio da estação em Bento Gonçalves e as outras duas são : MIKADO 156 e YUNG 4.

A que foi utilizada no dia do passeio, foi a MIKADO 156: fabricada em 1941, nos Estados Unidos e trabalhou na famosa estrada de ferro Teresa Cristina em Tubarão – Santa Catarina.

A composição é formada pela locomotiva, 6 carros e entre eles, está um carro antigo, de madeira, é o carro de número 215. Você pode conhecer o carro que serviu de cenário para reportagens do Globo Repórter e filmes como “O Quatrilho”, que conta a história de uma comunidade italiana, em 1910, no Rio Grande do Sul.

Carro 215

Ingressos

Foram comprados com a agência Benvenuto, que está na Avenida das Hortências, 1770 – Centro, Gramado – RS – Valor: R$ 229 (a vista) em 2018 e inclui transporte, almoço, epopeia italiana, visita a 2 vinícolas e a Tramontina.

*** Se você puder pagar a vista, sempre conseguirá os melhores valores, pois no Sul, a taxa aplicada aos cartões é muito alta ***

Lanche para levar

Se vai fazer o passeio de trem no primeiro horário e faz questão de tomar café da manhã, antes de começar a degustar os deliciosos sucos, vinhos e espumantes, recomendo que providenciem algo para levar (no dia anterior),pois os horários são muito apertados e você pode ficar até o horário do almoço, sem comer nada.

Pousada

Recomendo a Pousada Casas João e Maria II, que fica em Gramado/RS, pela localização, conforto, ótimo café da manhã, fica perto de onde acontecem as apresentações do Natal Luz e principalmente pela ótima recepção dos anfitriões Pedro e Claudia!

Se precisarem de ingressos para passeios, eles também podem auxiliar!

Vinícolas

Confesso que imaginava uma experiência mais rural, mas as duas contempladas pelo passeio que compramos com a agência Benvenuto foram a Aurora e Garibaldi e não deixaram a desejar. O passeio foi maravilhoso, mas, esteja sempre informado do que realmente o passeio contempla, para não se frustrar.

Epopeia italiana

O passeio contempla esta visita e é SENSACIONAL, porém, não se pode gravar ou filmar, mas você ficará encantad@ com a forma com que a história dos imigrantes italianos é contada! Não vou contar muito, pois a graça toda está em ver de pertinho! Vá, vale muito a pena!

Melhores ofertas de hotéis para se hospedar em Gramado/RS

Booking.com

Curiosidade

Clique aqui e saiba a diferença entre trem, bonde e locomotiva

Boa viagem!

Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉

Compartilhe 🙂

Shares