Para quem vive em grandes capitais, a utilização do trem como principal meio de transporte para chegar ao trabalho, é comum…
Alguns se confundem ao achar que a diferença entre trem e metrô está ligada somente ao fato da passagem do metrô ser subterrânea, mas engana-se, já que existem linhas de metrô de superfície.
Então, aonde está a diferença?
É simples… na tecnologia utilizada!!
Trem
De acordo com o Wikipedia: “é um transporte ferroviário que consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre trilhos ou carris, para transportarem pessoas ou cargas de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada”.
Bonde
É um veículo elétrico, urbano, que serve para o transporte de passageiros ou de cargas e circula sobre trilhos dentro de grandes cidades, como por exemplo: o bonde de Santos, que atualmente é visto como atrativo turístico.
Mesmo sendo um transporte que surgiu na segunda metade do século XIX, ainda apresenta uma vantagem com relação aos ônibus que utilizamos hoje: não polui!
Temos como exemplo as grandes cidades da Suíça, Alemanha, Polônia e algumas cidades da França, que ainda utilizam os elétricos (bondes).
O primeiro bonde foi utilizado na Swansea and Mumbles Railway, no sul do País de Gales, no Reino Unido e não tinha nada a ver com o que conhecemos hoje, pois era puxado por cavalos.
Clique aqui para ver a dica de passeio do bonde de Santos!
Maria fumaça / locomotiva a vapor
Propulsionada por um motor a vapor, é composta por três partes principais:
- Caldeira: que produz o vapor, usando a energia do combustível;
- Máquina térmica: que transforma a energia do vapor em trabalho mecânico;
- Carroçaria: carrega a construção.
O vagão-reboque, é a parte da locomotiva a vapor que transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.
Resumo
TREM: é constituído por locomotiva e vagões/carros;
LOCOMOTIVA: é o primeiro vagão, que puxa o trem, onde estão os equipamentos que locomovem o trem;
MARIA FUMAÇA: é uma locomotiva cuja tração é feita por vapor, gerado pela queima de carvão, que desprende fumaça e por isso, recebeu o nome carinhoso de “Maria Fumaça”;
BONDE: é um veículo elétrico, urbano, que serve para o transporte de passageiros ou de cargas e circula sobre trilhos dentro de grandes cidades;
VAGÃO: transporte de carga;
CARRO: transporte de passageiros.
Veja os passeios turísticos pelas ferrovias dos Brasil, que o Rotas e Caminhos preparou para você:
Passeio de Maria Fumaça na Moóca
Passeio de trem: Guararema x Luis Carlos
Passeio de Maria Fumaça em Campinas
Boa viagem!
Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉