Diferença entre trem, bonde e locomotiva

Estação Santo Amaro – Linha Esmeralda da CPTM

Para quem vive em grandes capitais, a utilização do trem como principal meio de transporte para chegar ao trabalho, é comum…

Alguns se confundem ao achar que a diferença entre trem e metrô está ligada somente ao fato da passagem do metrô ser subterrânea, mas engana-se, já que existem linhas de metrô de superfície.

Então, aonde está a diferença?

É simples… na tecnologia utilizada!!

Trem

Trem que vai de Curitiba a Morretes

De acordo com o Wikipedia: “é um transporte ferroviário que consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre trilhos ou carris, para transportarem pessoas ou cargas de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada”.

Bonde

Bonde de Santos/SP

É um veículo elétrico, urbano, que serve para o transporte de passageiros ou de cargas e circula sobre trilhos dentro de grandes cidades, como por exemplo: o bonde de Santos, que atualmente é visto como atrativo turístico.

Mesmo sendo um transporte que surgiu na segunda metade do século XIX, ainda apresenta uma vantagem com relação aos ônibus que utilizamos hoje: não polui!

Temos como exemplo as grandes cidades da Suíça, Alemanha, Polônia e algumas cidades da França, que ainda utilizam os elétricos (bondes).

O primeiro bonde foi utilizado na Swansea and Mumbles Railway, no sul do País de Gales, no Reino Unido e não tinha nada a ver com o que conhecemos hoje, pois era puxado por cavalos.

Clique aqui para ver a dica de passeio do bonde de Santos!

Maria fumaça / locomotiva a vapor

Locomotiva que faz o trajeto Campinas x Jaguariúna

Propulsionada por um motor a vapor, é composta por três partes principais:

  1. Caldeira: que produz o vapor, usando a energia do combustível;
  2. Máquina térmica: que transforma a energia do vapor em trabalho mecânico;
  3. Carroçaria: carrega a construção.

O vagão-reboque, é a parte da locomotiva a vapor que transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.

Caldeira da locomotiva

Resumo

TREM: é constituído por locomotiva e vagões/carros;

LOCOMOTIVA: é o primeiro vagão, que puxa o trem, onde estão os equipamentos que locomovem o trem;

MARIA FUMAÇA: é uma locomotiva cuja tração é feita por vapor, gerado pela queima de carvão, que desprende fumaça e por isso, recebeu o nome carinhoso de “Maria Fumaça”;

BONDE: é um veículo elétrico, urbano, que serve para o transporte de passageiros ou de cargas e circula sobre trilhos dentro de grandes cidades;

VAGÃO: transporte de carga;

CARRO: transporte de passageiros.

Veja os passeios turísticos pelas ferrovias dos Brasil, que o    Rotas e Caminhos preparou para você:

Passeio de Maria Fumaça na Moóca

Passeio de trem: Guararema x Luis Carlos

Trem de Curitiba x Morretes

Bonde de Santos

Passeio de Maria Fumaça em Campinas

Boa viagem!

Se você compra um pacote indicado no blog, através do Booking.com, ClickBus ou algum produto no link de Afiliado Amazon, o blog recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso! 😉

Compartilhe 🙂

Shares